top of page
  • O grupo

Tragédia em Mariana - Vale destruir vidas?

Atualizado: 16 de abr. de 2019


Rompimento de barragem em Mariana, destrói a natureza e mata 19 pessoas.



Há mais de três anos, no dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais.

A barragem de Fundão abrigava cerca de 56,6 milhões de m³de lama de rejeito. Desse total, 43,7 milhões de m³ vazaram. Os rejeitos atingiram os afluentes e o próprio Rio Doce, destruíram distritos e deixaram milhares de moradores da região sem água e sem trabalho.

Esse foi o maior desastre ambiental do Brasil. Apenas um mês depois, foram retiradas 11 toneladas de peixes mortos, oito em Minas e três no Espírito Santo. Três anos depois, estes estados ainda sentem os impactos ambientais. Vinte e duas pessoas e quatro empresas respondem na Justiça pelo desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem da Samarco – 21 e uma delas por homicídio.


Opinião


O ocorrido em Mariana aconteceu graças a ambição humana que visando o lucro não tomou medidas preventivas para a segurança dos moradores da região. A empresa deveria ter tido um julgamento maior pois foi o motivo de morte de muitas pessoas, de animais e destruição da natureza. O apoio dado as moradores não foi o suficiente para um empresa que diz ter se arrependido e que deixou que essa tragédia ocorresse novamente (Brumadinho) . Casas, vidas, vegetação, destruídas tudo isso pois o homem teve ganancia e não pode melhorar as barragens ou ajudar as pessoas,valeu a pena causar tudo isso ?


Ricardo Mendes Guidi


Vale destruir vidas?


4 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page